Episcopado
Episcopado é a liderança. O texto de 1Tm 3.1-7 não é um texto para se utilizar em ordenações de presbíteros (ministros); Essa primeira parte (v.1-7) trata da supervisão, ou seja, da liderança de uma igreja. E não de funções ministeriais, funções estas que são; apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Em uma congregação o bispo/líder/supervisor pode ser qualquer um dos cinco ministérios. Um profeta por exemplo pode ser o bispo da igreja. Biblicamente não tem uma ordenação especial para ser um ”bispo”. Porque só dele estar na posição de líder, ele já é o bispo. Se o bispo em exercício renunciar e outro assumir o seu lugar, esse bispo que renunciou deixa de ser bispo. Porque o bispo é só enquanto estiver na liderança. Quando um obreiro é levado ao ministério não significa que ele estará pronto para a liderança. Existem pastores que jamais poderiam receber o episcopado, mesmo sendo pastores. Do mesmo modo os profetas, apóstolos, evangelista etc. Só o fato de exercerem suas funções de edificar o corpo de Cristo ja seria de bom tamanho.
Vejamos então, que o episcopado é uma responsabilidade maior que a própria função; ele exigirá mais do ministro, porque já se trata de uma autoridade instituída por Deus. Deus é quem escolhe os bispos, diferente dos ministérios que todos podem ter se esforçarem, mas nem todos serão. Agora o bispo, é uma autoridade, e autoridade é Deus quem institui naquela congregação. O episcopado é uma escolha de Deus, e não do homem.
Em razão disso que em uma rebelião, o homem se levanta contra Deus, e não contra o bispo. Pois quem é o bispo, senão um homem também? Mas o fato de Deus coloca-lo como bispo, o faz dele autoridade; e só quem destitui autoridade é Deus. Davi nunca levantou a mão para ferir Saul, porque Davi sabia que Saul era uma autoridade. Autoridade é a escolha de Deus, Deus escolhe pessoas, e quem Deus escolhe Ele protege. Não devemos ser como Corá, Datã e Abirão que se congregaram contra Moisés e Arão, acusando-os de se elevarem sobre a congregação e reivindicando o sacerdócio para si, sem serem escolhidos por Deus. Corá poderia ter mais capacidade que Arão. Mas Deus não o escolheu…
Comentários
Postar um comentário